Copa do Mundo, barulho, roupinhas. E os cães?

Ah, que legal! Copa do Mundo, pipoca, fogos de artifício, barulho e roupinhas verde e amarelo para o seu amigo de quatro patas... Mas, e eles, os cães, que acham disso tudo? Tem algum problema? Os cães se divertem com toda essa função?

Então, vou falar sobre isso à luz da Etologia (estudo do comportamento animal - para saber mais, clique aqui).

Vocês já devem ter visto muitos cães com medo de fogos de artifício, trovões, etc. Pois bem, isso é comportamento natural. Mas tem que ser um pequeno receio, apenas um baixar de orelhas, e um interesse de ir para sua casinha ou local protegido. Mais do que isso, é um comportamento aprendido.

Com quem? Como? É amigos, o proprietário ensinou. Vamos tentar lembrar de quando adquirimos nosso cãozinho. A primeira vez que ele teve contato com esse tipo de barulho, o que fizemos? Ele mostrou um pouquinho de medo, o normal, e o proprietário, ou o criador, se agachou e falou com vós fina com ele. Bom, aí esta o problema. Para os cães, nós somos a referência de segurança, de cão adulto e, pra ele, o que nós acabamos de fazer foi mostrar medo. É, medo! Se dobrar e latir fininho, foi isso que fizemos e isso significa medo, submissão. E, se o macho adulto está com medo, eu (o cãozinho) também vou ficar, mais do que o normal.

Tem outro fator, os cães descobrem que ao mostrar esse excesso de medo, as pessoas dão mais atenção pra eles então, eles vão passar a repetir isso.

Quanto às roupinhas, são extremamente desagradáveis aos cães.Os cães já tem sua proteção natural, os pêlos, não precisam de outra. "Ah mas, o meu cão sente frio"! Pois é mas, os cães tem pêlo em todo o corpo, menos na barriga, certo? E as roupinhas não cobrem justamente a barriga. Tire você a própria conclusão. "Ah mas, estamos com 02 graus e meu cão vai passar a noite no pátio". Certo. NESTE caso, a roupa deve ser aplicada mas, a roupinha é para essas situações específicas.

Mas, por que o meu cãozinho, quando vê a roupa na minha mão, vem até mim e parece gostar de vesti-la? Por um motivo muito simples. Eles se adaptaram, foi a maneira que eles perceberam que recebem atenção, então, "vamos aceitar usar roupinhas e tentar ficar feliz com elas, fazer o quê"?


E os sapatinhos? Isso é um absurdo, deveriam ser tratados como maus tratos. Com punição para os proprietários que fazem isso. Seria o mesmo que pedir pra você trabalhar de luva de boxe. Eles dependem das almofadas plantares, que são táteis, para reconhecer o piso, para se coçar, etc. Atrapalham o equilíbrio e impossibilitam os cães de usarem as unhas para tração e equilíbrio. Além de gerar umidade entre os dedos. “É por higiene"! Bom, isso só se aplica se você tira os seus sapatos antes de entrar em casa. Porque tudo que você pisou na rua, foi repassado para o seu chão dentro de casa. O cãozinho teve que passar pelo extremo desconforto de usar os sapatinhos dele por nada, você colocou todas as "sujeiras" dentro de casa e o seu cãozinho está pisando nelas.


Deixem seus cães serem cães! Ofereçam estímulos psicológicos, brincadeiras, passeios, exercícios, etc. Deixem as roupinhas e sapatinhos para as bonecas. Isso não é somente a minha opinião, estou embasado na etologia e na experiência de 14 anos de profissão, juntamente com todos os profissionais do Brasil e exterior que trabalhei nestes últimos anos com cursos, seminários, etc.


Espero com esse texto, ter colocado em vocês a idéia inicial de procura, saber o que é bom para os cães, o que ajuda e o que atrapalha a vida deles. O importante na vida dos cães é companhia, grupo, atenção, carinho, segurança, rotina, limites, hierarquia, liberdade, socialização, exercícios...


Coloquei os fatos, tirem suas próprias conclusões!


Roberto Canti
Cinólogo


Nenhum comentário:

Postar um comentário