Raça Mês de Julho: Dachshund

Nome oficial: Dachshund

País de origem: Alemanha.



O Dachshund ou Teckel é uma raça de cães comprida e de pernas curtas. O nome da raça vem do alemão e significa literalmente "cão texugo" (der Dachs - texugo; der Hund - cão). A raça foi criada para farejar, perseguir, caçar e matar texugos, marmotas e outros animais que habitam buracos.

A raça também é chamada popularmente de "linguicinha" ou "salsicha" no Brasil, por causa do seu corpo longo. Alguns também chamam a raça de "Cofap", graças a uma série de propagandas de amortecedores da empresa Cofap exibidas em 1989. Também é chamado de "basset", pois é confundido por leigos com o Basset Hound.


Aparência Geral

De estatura baixa, corpo longo e pernas curtas, com desenvolvimento muscular robusto, pele elástica e flexível sem enrugamento excessivo. A despeito de suas pernas serem curtas, não deve parecer aleijado, desajeitado, prejudicado em sua capacidade de movimento. O Dachshund é bem balanceado com porte de cabeça seguro, confiante e inteligente com expressão facial alerta. Seu espírito de caça, bom olfato, latido forte, constituição apropriada tornam-no capacitado para o trabalho subterrâneo e para bater o mato. Seu olfato aguçado dá a ele vantagens sobre a maioria das outras raças para rastreamento.
Nota: por ser o Dachshund um cão de caça, cicatrizes de honra não devem ser consideradas faltas.


Tamanho, Proporção, Substância

Nas três variedades de pelagem, o padrão do Dachshund é separado em três variedades de tamanho.
1º) Dachshund Standard: não ultrapassando 9kg. O peso ideal é de 6, 5 kg a 7kg.
2º) Dachshund Miniatura: não ultrapassando 4kg aos 18 meses e cuja circunferência toráxica, medida atrás dos ombros, não deve ultrapassar 35cm.
3º) Dachshund Anão: não ultrapassando 3,5kg aos 18 meses e cuja circunferência toráxica, medida atrás dos ombros, não deve ultrapassar 30 cm.

Quanto ao pêlo, eles podem variar em pêlo longo e pêlo duro ou arame, malhados.


História

Alguns haviam teorizado que as raízes do Dachshund provém do Egito Antigo, onde gravuras foram feitas com cães de caça de pernas curtas. Mas na encarnação moderna, o Dachshund surgiu de cruzamentos de raças européias, e inclui elementos de hounds e terriers da Alemanha, França e Inglaterra. Dachshunds foram mantidos nas cortes reais em toda Europa, incluindo a da Rainha Vitória, que era particularmente apaixonada pela raça.

As primeiras referências verificáveis ao Dachshund vêm de livros escritos no começos do século XVIII. Antes disso, existem referências a "cães-texugo" e "cães de buraco", mas elas provavelmente se referiam mais aos própositos do que à raça em específico. Os Dachshunds Alemães originais eram maiores que a variedades de hoje em dia, pesando entre 14 e 18 kg, e originalmente tinham as pernas mais compridas ao invés de pernas curtas (o Dachshund moderno descende de variantes mais recentes). Ainda que a raça fosse mais famosa para o seu uso em exterminar texugos, Dachshunds também foram geralmente usados para a caça de coelhos e raposas, para localizar cervos, e, em grupos, eram conhecidos por caçar animais grandes como javalis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário