Raça Mês de Junho: Labrador Retriever

Nome oficial: Labrador Retriever

País de origem: Reino Unido (Onde a raça foi reconhecida).


Padrão Oficial da Raça Retriever do Labrador

Aparência Geral

A aparência geral do Labrador deve ser a de um cão fortemente construído, de dorso curto e muito ativo. Ele deve ser razoavelmente largo sobre o lombo, forte e musculoso na parte traseira. A pelagem deve ser fechada, curta, densa e livre de franjas.

Genética de Cores

Exatamente para evitar filhotes despigmentados, os criadores devem estudar, além da saúde, temperamento e aparência dos pais (itens verificados antes de todos os acasalamentos nos canis sérios), a genética de cores dos pais.
Os Labradores pretos são dominantes. A genética é estabelecida por (A_C_). Os chocolates são A_cc e os amarelos são aa_ _. Os amarelos despigmentados são cães totalmente recessivos (aacc) e têm grandes chances de apresentarem problemas de pele (inclusive câncer).

Para evitar, os acasalamentos recomendados são:

- Entre pretos puros: AACC - só nascerão filhotes pretos.

- Entre pretos (família amarela) e amarelos. a genética dos pretos pode ser AACC (preto puro) ou AaCC (preto com genética para amarelo). Os amarelos devem ser aaCC. Nascerão filhotes pretos e/ou amarelos.

- Entre amarelos de genética aaCC. Só nascerão amarelos.

- Entre pretos (família chocolate) e chocolates. A genética dos pretos pode ser AACC (puro) ou AACc (preto com genética para chocolate). Os chocolates devem ser AAcc. Nascerão pretos e/ou chocolates.

- Entre chocolates com genética AAcc. Nascerão somente chocolates.

Deve-se evitar todo o acasalamento que possa gerar um filhote que tenha genes chocolates e amarelos ao mesmo tempo.

Pesos e Alturas Aproximadas de Machos e Fêmeas em Condições de Trabalho

Machos – 29,5 a 34 kg;
57 a 62 cm de altura nos ombros.

Fêmeas – 25 a 32 kg;
55 a 60 cm de altura nos ombros.

O nome "retriever" deve-se ao fato de o Labrador ter como principal função a busca de caça abatida. Existem mais raças na família dos "retrievers", como, o Golden Retriever, o Toller Nova Scotia Duck Tolling Retriever), o Curlie Coated Retriever, o Chesapeake Bay Retriever ou o Flat Coated Retriever.

Na planície de Terra Nova (Canadá) existiam alguns cães que trabalhavam com os pescadores tanto puxando redes de pesca, quanto buscando peixes que escapavam entre as redes.

Eram basicamente de dois tipos: um maior e mais peludo, outro menor e de pelagem mais curta, este também conhecido como Cão de Saint John.

Esse cães foram levados para o Reino Unido, e alguns caçadores de aves (especialmente patos) descobriram que poderiam utilizar algumas das características desses cães para criar uma raça específica para a função. Mantiveram, através de acasalamentos selecionados, características como a vontade de buscar objetos, o gosto pela água, a pelagem grossa e resistente, a boca "macia" (que carrega objetos sem danificá-los), a docilidade e a obediência. Os cães menores e com pelagem mais curta eram mais aptos ao trabalho, já que cabiam melhor nos barcos pequenos, eram mais fáceis de serem içados de volta à embarcação e a água não congelava entre os pêlos, como ocorria com cães de pelagem mais longa.

Foram usados cães locais e cães de outras raças, além do Saint John. Eram selecionados os filhotes mais aptos ao trabalho.

Com isso chegou-se ao Labrador. No início, apenas os pretos eram reconhecidos. Como nasciam cães de outras cores nas ninhadas, alguns criadores se uniram e fundaram o Clube do Labrador Amarelo, que foi a segunda cor a ser reconhecida pelo TKC (The Kennel Club). Por último, reconheceram o chocolate, que também era comum, mesmo em ninhadas de pretos.

Assim, o local que originou a raça através da seleção é a Grã Bretanha. Apenas um conselho de criadores dessa localidade, sob aprovação do kennel club local, pode modificar as características descritas no padrão oficial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário