Desconstruindo mitos malignos:
(Via Tudo sobre Cachorros)
Pit bull já foi conhecido como cão babá "Durante décadas o apelido do pit bull nos Estados Unidos foi “The Nanny Dog”, ou ‘cão Babá’. Por gerações, se você tinha filhos e queria mantê-los seguros então você iria querer um pit bull, o cão que era tido como o mais confiável de qualquer raça para conviver com crianças ou adultos. O cão “babá” é agora vilipendiado por uma mídia que sempre quer uma manchete sensacionalista. Antes dos pit bulls foram rottweilers, antes de rottweilers foram dobermans, e antes deles, pastores alemães. Cada raça ao seu tempo foi considerada demasiada cruel e imprevisível para estar próxima de pessoas. Cada vez as pessoas queriam leis para proibi-las. É incrivelmente irônico que se tornou agora o centro das atenções esta raça que já foi considerada ideal para cuidar de crianças. Chegam notícias de pit bulls espancados, toturados, queimados, abandonados e mortos todos os dias no Brasil. Lamentamos que uma raça seja massacrada dessa forma, onde o único responsável pelo comportamento agressivo é o que menos sofre com as consequências."
Fonte: OBA Floripa
Nota: Durante décadas pessoas sem condições psicológicas para terem um cão, transferiram a culpa de seus comportamentos desequilibrados para as raças de cães. Primeiro foi o Bulldog Inglês, depois o Doberman, Pastor Alemão, Rottweiler... Hoje, a bola da vez é o Pitbull. Em dez anos teremos uma outra raça sendo culpada pela falta de capacidade psicológica do homem.
Talvez, só talvez, se sempre, várias raças diferentes de cães têm sempre o mesmo "problema" com os seres humanos, não seria problema dos seres humanos??? Vamos pensar!!!!
Roberto Canti
Cinólogo/Etólogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário