Raça do Mês de Janeiro: Weimaraner
Weimaraner
Aparência geral
Um cão cinza, de tamanho médio, com finas características aristocráticas. Ele deve apresentar um quadro de graça, velocidade, resistência, atenção e balanço. Sobretudo, a conformação do cão deve indicar a habilidade para trabalhar com grande velocidade e resistência no campo.
Altura
Altura na cernelha; machos; 63,50 cm a 68,50 cm, fêmeas; 58,50 cm a 63,50 cm. Acima e abaixo da altura especificada de cada sexo é permitido, mas deve ser penalizado, machos medindo menos de 61 cm ou mais de 71 cm e fêmeas medindo menos de 56 cm ou mais de 66 cm devem ser desqualificados.
O Weimaraner é um cão bastante antigo, havendo registros da raça já em 1600. A teoria mais aceita quanto à sua origem é de que ele descende de um Braco Alemão antigo (não o moderno Braco Alemão de Pêlo Curto) e inicialmente encontrava-se exclusivamente nos canis dos duques de Saxônia-Weimar, de onde herdou o nome. Os Weimaraners foram desenvolvidos para realizar diversas modalidades de caça, desde a esportiva até a caça de animais de grande porte como javalis e veados. Inicialmente, atuavam em matilhas rastreando e encurralando a presa até a chegada do caçador.
Durante várias décadas a criação dos Weimaraners era restrita a regiões da Áustria e Alemanha e não havia ‘comércio’ desses cães.
Os criadores trocavam filhotes entre si com o objetivo de fixar um padrão para a raça, que após 1890 foi submetida a uma criação planificada e controlada pelos registros no livro de origem. Depois que o padrão da raça foi registrado, os cruzamentos com outras raças especialmente o Pointer, passaram a ser evitados. Admite-se hoje que o Weimaraner seja, provavelmente, a raça mais antiga entre os cães de aponte alemães.
Apesar de ser um cão extremamente versátil, o Weimaraner começou a popularizar-se apenas após a Segunda Guerra, quando foi intensificada sua concorrência com o moderno Braco Alemão, Kurzhaar. Nos EUA o Weimaraner foi introduzido a partir dos anos 40 e chegou ao Brasil em 1952.
O Weimaraner é um cão de aponte, cuja finalidade é sinalizar a caça e posteriormente apanhá-la e devolvê-la ao caçador. Apesar dessa função inicial específica, por sua inteligência e docilidade ganhou muitas outras funções, como cão farejador de drogas, resgate e mesmo cão de companhia. Na Europa e EUA onde a caça é permitida, os Weimaraners têm lugar cativo entre os praticantes do esporte, especialmente por suas características de estrutura e forma de devolver a caça.
Os Weimaraners são cães muito extrovertidos e brincalhões. Resistentes e rústicos como convém a um bom caçador, os Weimareners são extremamente apegados aos donos a quem demonstram sua completa docilidade.
Como animais de companhia são limpos, agradáveis e carinhosos com as crianças.
Em função de sua origem de caçador, os Weimaraners são cães extremamente curiosos e que aprendem com muita facilidade – inclusive o que não devem.
São cães de extrema energia e por isso precisam de espaço para se desenvolver física e psicologicamente, caso contrário, podem se transformar em cães extremamente problemáticos e destruidores. Por ter sido desenvolvido para a caça em conjunto com o homem e em estreita relação com ele, o Weimaraner não gosta de ficar só por longos períodos de tempo. Ao contrário do que se pode pensar, o Weimaraner é também reconhecido em uma variedade de pêlo longo, que era inicialmente rejeitada pelos criadores. A mudança no padrão ocorreu em 1952, mas desde 1935 a variedade começou a ser identificada nos pedigrees, quando começou a aparecer com maior freqüência. Mesmo em ninhadas de Weimaraners de pelo curto eventualmente ocorrem filhotes de pelo longo. No entanto, a variedade de pelo longo não é aceita pelo American Kennel Club – AKC.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário