Raça do Mês de Maio: Golden Retriever



Aparência Geral

Um cão simétrico, poderoso, ativo, equilibrado e bem estruturado, nem pesado, nem pernalta, com uma expressão meiga e possuindo uma personalidade viva, alerta e de auto-confiança.Primariamente, um cão que deve demonstrar capacidade para duras condições de trabalho. Deve ser dada maior ênfase à sua aparência geral, equilíbrio, movimentação e disposição, do que e qualquer uma de suas partes isoladamente.

Tamanho, Proporção e Substância

Machos: 58,5 a 61 cm na cernelha; fêmeas: 54,5 a 57 cm. Cães com 2,5 cm acima ou abaixo do tamanho estão fora do padrão. Comprimento da ponta do peito à nádega ligeiramente maior que a altura da cernelha, numa proporção de 12-11. Peso para machos: 29,5 a 34 kg; fêmeas: 27,2 a 30 kg.

Temperamento
Amistoso, seguro e confiável. Agressividade ou hostilidade em relação a outros cães ou pessoas, em situações normais, ou injustificada demonstração de timidez ou nervosismo, não estão de acordo com o caráter do Golden Retriever.

Golden Retriever é uma raça canina, historicamente desenvolvida como cão de caça para caçar aves aquáticas e aves selvagens. Os Golden Retrievers foram desenvolvidos na Grã Bretanha em meados do séculoXIX, através de cruzamentos seletivos e bem elaborados pelo pai da raça, Sr. Lord Tweedmouth Ele usou para a formação da raça, Tweed Water Spaniel (hoje extinta), Terra-nova, Setter Irlandês e segundo alguns (nãocomprovado), o Bloodhound.



História

Até 1952 a história mais aceita do início dos Golden Retrievers, que se contava era que em 1858, o escocês Sir Dudley Majoribanks, mais tarde conhecido como Lord Tweedmouth, estava em visita à cidade inglesa de Brighton. Quando viu em um circo uma troupe de cães pastores Russos executando truques e performances que o encantou, ao qual de imediato tentou comprar um casal. O instrutor dos cães não venderia um par, reivindicando que este quebraria a troupe. Assim sendo Majoribanks comprou o lote todo, oito cães, levando-os a sua propriedade em Guisachan na Escócia, dando assim o início da raça. A história foi públicada em 1952, seus descendentes apresentaram registros produzidos de 1835 a 1890, mas não tendo nenhuma menção dos cães Russos. O senhor Tweedmouth iniciou o desenvolvimento do Golden em sua propriedade, perto de Inverness, na Escócia, bem perto do famoso Lago Ness, ele desejou desenvolver um cão que fosse leal e amável, contudo espirituoso e esperto, silencioso para não espantar a caça, que gostasse da água e com grande habilidade de recuperar sem dilacerar a presa. Lorde tweedmouth foi em seu tempo um grande entusiasta da caça em seu país, ao qual, encontrou no Golden a união de várias qualidades de outras raças de cachorros, que através de cruzamentos sistematizados alcançou esta raça. Ao longo dos anos outras linhagens foram desenvolvidas até que chegou-se ao Golden conhecido hoje.

No Brasil

O primeiro Golden chegado ao Brasil tinha sido comprado em canil na Califórnia pela Sra. Yvette Tobião, chamava-se Patrick, e o nome registrado como Eldorado of Gold Leaf. A partir de então a raça começou a se introduzir no Brasil por mais dois canis no Rio de Janeiro e hoje por todo o país. A raça foi reconhecida oficialmente em 1911.

Nenhum comentário:

Postar um comentário