Raça do Mês de Fevereiro: São Bernardo


Nome original: St. Bernardshund ou Bernhardiner.
Outros nomes: Cão de São Bernardo.
País de origem: Suíça
Padrão FCI Grupo: 2
Seção: 2 Molossóides tipo montanha.
Variedades: Pêlo curto - Pêlo comprido.

São-bernardo é uma raça de cães natural dos Alpes. Foi originalmente cruzado para ser um cão de trabalho e de resgate. São conhecidos pela sua lealdade e vigilância, sendo tolerante com crianças e animais. Por causa dessas características, se tornou um cão de família muito companheiro. Também podem ser bons cães de guarda pois seu tamanho pode intimidar estranhos, ainda que seu temperamento é dócil.


Aparência Geral
Possante, figura proporcionalmente alta, forte e musculosa em todas as partes, com cabeça poderosa e expressão muito inteligente. Em cães com a máscara escura, a expressão parece mais austera, mas nunca má.


História

O Albergue, no cimo do Passo do Grande São Bernardo, a 2469 m de altitude, foi fundado no século XI, para oferecer refúgio aos viajantes e peregrinos. A partir da metade do século XVII, os monges do Albergue, muniram-se de cães grandes, do tipo de cão de montanha, destinados a guarda e defesa. A presença de cães no Albergue do Grande São Bernardo é confirmada por documentos iconográficos que datam de 1695 e por uma nota nas atas do Albergue, do ano de 1707. Desde então, esses cães foram utilizados para acompanhar os viajantes, e sobretudo, para encontrar e salvar aqueles que se perdiam na neve e no nevoeiro. As crônicas, publicadas em numerosas línguas, sobre o modo como estes cães salvaram um grande número de vidas humanas da morte branca, e dos testemunhos de soldados que em 1800, atravessavam o Passo com o exército de Napoleão Bonaparte, espalharam no século XIX a fama do cão de São Bernardo por toda a Europa. O cão mais famoso a salvar pessoas foi o lendário Barry, que se tem notícia de ter salvo 40 vidas humanas. Existe um monumento à Barry em Cimetière des Chiens, e seu corpo está preservado no Museu de História Natural em Berna.
Os ancestrais diretos do Cão de São Bernardo foram os grandes cães das quintas, muito difundidos entre os lavradores da região. Após algumas gerações, através de uma criação sistemática no sentido da procura de um tipo ideal, criou-se a raça atual. Em 1847, Henrick Schumaker de Holligen, perto de Berna, foi o primeiro a estabelecer os documentos genealógicos para os seus cães. O livro de origens Suíço, foi criado em Fevereiro de 1884. O primeiro cão a ser inscrito neste Registro Nacional foi o Cão de São Bernardo com o nome de "Léon"; as 28 inscrições seguintes dizem igualmente respeito a Cães de São Bernardo. O Clube Suíço do Cão de São Bernardo foi fundado em Basileia em 15 de Março de 1884. Na ocasião de um Congresso Cinológico Internacional, em 2 de Junho de 1887, o Cão de São Bernardo foi oficialmente reconhecido como raça de origem Suíça e o Standard declarado como obrigatório. A partir dessa data o Cão de São Bernardo foi declarado como Cão Nacional da Suíça. Em Portugal existem atualmente dois clubes de Raça, o Clube Português do Cão de São Bernardo e a Associação Portuguesa de Amigos do Cão de São Bernardo. No Brasil há diversas linhas de sangue, sendo que as mais se destacam são a Americana e a Italiana.



Características do São Bernardo

Ao adquirir um cão, além de um novo amigo, você estará assumindo uma responsabilidade que durará até 14 anos. É fundamental que você não pense que está comprando um animal, e sim ganhando um "amigo". O filhote demandará de você, além de cuidados com alimentação, vacinas, possivelmente visitas em veterinário, muita paciência e amor. Durante os primeiros meses você irá formar o seu cão e quando adulto ele refletirá este cuidado na "infância".
É um cão extremamente amoroso (como todos os cães), que adora os seus donos. O seu comportamento chega quase a ser possessivo, é dificil estabelecer quem manda em quem, pois ele está sempre te procurando para que faça um carinho nele.
Passa a maior parte do tempo deitado dormindo (com uma cara maravilhosa). Algumas horas do dia ele acorda com muita energia, corre, pula em você, enfim adora brincar ( mas isso dura no máximo 1 hora), depois mais sono.
Alguns ( principalmente se você permitir) irão pular em você para fazer carinho. Se você não estiver preparado, afinal serão 60 a 80 Kg se apoiando em você, será fácil ensiná-lo a não fazer isso.
Ele é bastante territorial, estranhos geralmente não são bem vindos na área em que ele fica e ele irá demonstrar isso, mas se a visita não demonstrar medo e tentar brincar com ele, em minutos ele estará deitado aos pés dela. Fora do seu território ele é bastante calmo com estranhos.

Um comentário: