Perguntas mais frequentes

Bem, sempre que pensamos em iniciar uma atividade nova, temos algumas perguntas em mente. Estas são as perguntas mais freqüentes que costumo receber nas aulas, palestras ou entrevistas que faço.

Qual é a idade correta para iniciar o adestramento de cães?
- O melhor é começar o mais cedo possível. Obviamente, não devemos tentar ensinar coisas mais complicadas. No início é importante fazer a socialização. Acostumar com outros cães, carrinhos de bebê, pessoas estranhas, guarda chuvas, etc.
- A idade do “Imprinting”, onde o cão absorve as impressões do ambiente onde vai viver, ocorre dos 15 dias de vida até os três meses e meio. Essa é a idade de início.

Qual a idade limite para se iniciar o adestramento de cães?
- Não há uma idade limite. Os cães aprendem durante toda a sua vida. Aprendem coisas certas e erradas. Depende do que o proprietário ensina (não me enganei, O proprietário sim). Claro que, ensinar um cão bem novinho, é mais fácil que um adulto, mas não por ele ter mais dificuldades e sim, por ele ter vícios de comportamentos que devem ser retirados para poder introduzir os novos comportamentos.

Quais raças são mais inteligentes para o adestramento?
- Bem, as raças têm algumas diferenças entre si, mas, são muito pequenas, e de certa forma influenciam pouco no aprendizado. É claro que para ensinar um cão a andar do meu lado, eu vou conseguir um resultado mais fácil com um cão de pastoreio do que com um cão de origem de caça, por exemplo. Mas, isso não significa que ele não aprenda, nem que todos os cães destas raças terão o mesmo comportamento.
Eu mesmo, quando comecei a trabalhar, li um livro onde falava sobre a inteligência dos cães e, colocava o Husky Siberiano como um dos últimos nessa lista. Pois, a minha Husky foi minha cachorra de apresentação durante muito tempo.
O principal é: OS CÃES SÃO INDIVIDUOS, e se comportam de maneira individual. Não são todos os cães daquela determinada raça que se comportam de determinada maneira.

Os cães sabem que os comportamentos deles estão errados?
- Não. Os cães têm comportamentos herdados e/ou adquiridos. Esses comportamentos não são errados no mundo deles. Por exemplo, se o cão faz xixi no tapete, pra ele é o local mais lógico. Pense, o local correto para um cão fazer suas necessidades é na grama ou terra, certo? Qual o local mais parecido com isso que você tem dentro de casa?
Outro exemplo: Se ele sobe no sofá... Sofá para nós, para eles é uma elevação no terreno, onde fica o líder. Quando ele rói alguma coisa e você vai até lá reclamar com ele, acabou de fazer ele descobrir que roer tal objeto ou móvel, é a maneira correta de chamar a sua atenção.

Os cães têm noção de tempo?
- Vejamos. Eles tem um tipo de noção de tempo, mas, diferente da nossa. Eles reconhecem a periodicidade do dia. Manhã, tarde e noite. Também entendem períodos de tempo “eu recebo uma recompensa de tanto em tanto tempo”. Mas, não sabem a diferença entre 2 minutos e duas horas.
É só você lembrar de quando sai para ir a padaria e quando fica o dia inteiro fora, a festa é a mesma. O melhor disso é que ele sempre vai fazer uma grande festa pra você.

Leia também os artigos abaixo e tire suas dúvidas:


Mais perguntas, entre em contato através do email robertocanti@yahoo.com.br, ou deixe seu comentário abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário