Raça do Mês de Julho: Husky Siberiano



Nome da raça: Husky Siberiano.

Aparência Geral
O Husky Siberiano é um cão de trabalho de tamanho médio, rápido e leve em seus pés e de movimentos livres e graciosos. Seu corpo, moderadamente, compacto e bem coberto de pelo, suas orelhas eretas e sua cauda em escova sugerem sua herança ártica. Sua movimentação característica é suave e aparentando ser sem esforços. Ele executa sua função original com muita eficiência, arrastando nos arreios cargas leves, através de grandes distâncias, com uma velocidade moderada. As proporções e a forma do seu corpo refletem seu balanceamento básico de força, velocidade e resistência. Os machos da raça Husky Siberiano são masculinos porém nunca grosseiros; as fêmeas são femininas porém sem fraqueza de estrutura. Nas condições apropriadas, com músculos firmes e bem desenvolvidos o Husky Siberiano nunca traz consigo excesso de peso.

Tamanho, proporção e substância
Tamanho: Machos, de 53,5cm a 60cm (21' a 23 1/2') na cernelha. Fêmeas, 51cm a 56cm (20' a 22') na cernelha.
Peso: Machos, de 22,5 kg a 30 kg. Fêmeas de 17,5 kg a 25 kg. O peso é proporcional à altura. As medidas mencionadas acima, representam os limites extremos de altura e peso sem que seja dada preferência a qualquer um dos extremos.
O Husky Siberiano é uma raça antiga de aparência primitiva, ao seu lado tem-se a impressão de estar junto ao elo entre cães e lobos. Esta raça de cães nórdicos destaca-se pela beleza física e pela energia que dispõe.
O husky siberiano tipicamente possui uma estrutura física musculosa e são fortes comparados a outros cães do mesmo porte.
Eles são cobertos por uma densa camada dupla de pêlo que tem uma variedade de cores e padrões, comumente com pernas e patas brancas, manchas no rosto e a ponta do rabo branca. As cores mais comuns são branco e preta, branco e cinza, branco e vermelho cobre, e branco puro, ainda que muitos indivíduos têm variações marrons, avermelhada, marrom clara e alguns são malhados.
Seus olhos podem ser de várias cores, mas predominantemente azuis, castanhos ou verdes. A cor azul clara é característica, apesar de não dominantes.


Temperamento
O temperamento característico do Husky Siberiano é amistoso e gentil, porém alerta e desprendido. Ele não deve apresentar as características possessivas do cão de guarda nem ser, abertamente, desconfiado com estranhos ou agressivo com outros cães. No cão adulto pode-se esperar alguma atitude de reserva e dignidade. Sua inteligência, afabilidade e disposição impulsiva, fazem dele uma agradável companhia e um trabalhador disposto.
São muito carinhosos e atenciosos, entretanto precisam gastar suas energias para que não se tornem problemas para seu dono.
O Husky Siberiano é muito brincalhão. Normalmente é dócil e afetuoso com as pessoas, os siberianos possuem um forte instinto de caçador e podem matar gatos, coelhos, galinhas, pássaros e outros pequenos animais. Não tendem a comportamento agressivo ante outros cães, mas se atacados lutam ferozmente.
Os Huskys são também cães de trabalho desenvolvidos para puxar trenós.

Saúde
Siberianos são normalmente cães saudáveis, vivendo tipicamente de 11 a 15 anos de idade. Esta raça precisa de uma dieta de alta qualidade com muita proteína e gordura, principalmente se for usada para o trabalho (como puxar trenós). É dito que os Huskies são os cães com mais "eficiência em combustível", já que consomem menos comida que outras raças de trabalho de tamanho similar e nível de atividade. A dieta precisa ser ajustada para o seu nível de trabalho e exercício; caso contrário, pode ocorrer obesidade em cães não exercitados e muito alimentados.

Cuidados
O husky é um cão muito peludo, mas fácil de cuidar. Não precisará de banhos frequentes, tosa, nem muitas escovações. Ele cultiva o hábito de lamber o pêlo e tem pouco cheiro. Na época da muda, que ocorre no máximo duas vezes ao ano, o pêlo cai muito, e isso vai exigir que ele seja escovado mais frequentemente. A raça é também bastante saudável e os problemas mais comuns estão relacionados à visão (catarata, glaucoma, atrofia progressiva da retina).


Adequação climática
Apesar de suas origens nórdicas, e ao contrário do que se crê, Huskies podem viver sem maiores problemas em qualquer zona climática, porém é necessário tomar alguns cuidados especiais quando faz calor excessivo, como lhes prover bastante água e um lugar fresco e sombreado para descansar.
Por outro lado, estes cães parecem ter um verdadeiro prazer em estar em meio a temperaturas baixas, e buscam o ar livre com afinco especial quando faz frio. Ainda assim, donos em potencial de huskies podem tranquilizar-se que climas subtropicais, como do sul do Brasil, ou de Portugal (clima mediterrâneo), são perfeitamente adequados à sua criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário