Etologia e o bem estar animal

A Etologia, que é o estudo do comportamento dos animais, no ambiente natural, assim, facilitando o “entendimento” dos comportamentos animais, é fundamental para que nós, humanos, saibamos como interagir com eles. Não somente interagir, mas também compreendê-los, saber como eles se comportam, como eles se sentem. E essa interação tem reflexo direto no bem-estar dos animais. Por meio da Etologia podemos conhecer, por exemplo, o comportamento natural dos elefantes. Sabendo que essa espécie é gregária (anda em bandos) e caminha vários quilômetros por dia quando em seu habitat natural, podemos concluir que é extremamente nocivo manter elefantes em circos, onde costumam ficar presos e isolados. E estudando o comportamento de outras espécies, como leões, zebras, girafas, chimpanzés e aves, podemos chegar a conclusões semelhantes.
Estudando o comportamento dos animais é que os cientistas elaboraram uma forma de avaliar o bem-estar deles. Essa ferramenta, de conhecimento internacional, se resume nas chamadas Cinco Liberdades. Para se encontrar em condições de bem-estar, os animais precisam estar:

1) Livres de fome e sede
2) Livres de desconforto
3) Livres de dor, ferimentos e doenças
4) Livres para expressar seu comportamento natural
5) Livres de medo e angústia

E para sabermos se o animal está expressando seu comportamento natural é necessário ter um conhecimento profundo sobre o comportamento desse animal, o que requer anos de estudo e observação. Muitas vezes achamos que estamos provendo tudo para um determinado animal – água, alimento, abrigo –, mas por desconhecer o comportamento da espécie, podemos deixar de prover algo essencial àquele animal, algo não relacionado à saúde física, mas à saúde mental.Não é a roupinha, o sapatinho, o laço no pelo que vai trazer bem estar para o seu cão.

Os animais, assim como os humanos, também possuem necessidades que vão além das necessidades fisiológicas: eles precisam se relacionar com seres da mesma espécie, interagir com o meio ambiente, enfrentar desafios, etc. Sem falar que são seres sencientes, isto é, capazes de sentir dor, alegria, medo, estresse e até saudade. Portanto, estudar o comportamento dos animais não só se faz necessário, como também é preciso que as pessoas apliquem tais conhecimentos para elevar os níveis de bem-estar deles e os protejam contra maus-tratos, crueldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário