"Cachorro quente" - 40 graus e agora?


Nesta primeira semana de fevereiro, fiz uma pequena entrevista na Rádio Gaúcha, no programa Brasil na Madrugada com a Sara Bodowsky, onde falamos sobre o desconforto que o calor que está fazendo causa nos cães. Aproveito então para colocar um material sobre esse assunto.

Nos últimos dias, temos passado por temperaturas  muito altas e, se para nós é bastante complicado, para os nossos amigos caninos é ainda pior. Mesmo quando eles são de pelo curto, sofrem com o calor. Nós temos uma grande área para a sudorese, suamos pela pele.Os nossos amigos não dispõem dessa possibilidade. Eles precisam abrir a boca e por a língua para fora para poder fazer essa troca de temperatura.
Assim, devemos ter alguns cuidados que muitas vezes passam despercebidos.


  • Oferecer água fresca várias vezes ao dia;
  • Certificar-se de que o pote de água não está no sol;
  • Observar se o cão, quando fica no pátio, tem uma área com sombra para ele poder deitar (que não seja a casinha dele);
  • Caso haja um local mais fresco, permita que o cão entre em áreas que antes eram proibidas pra ele.
  • Oferecer uma vasilha baixa e larga para o cão banhar-se,  pode ser uma bacia ou piscinas de bebê (não é para jogar um balde com água no cão);
  • Evite dar banho com shampoo e sabão. Apenas borrifar água sobre o cão;
  • Ao sair para passear, opte pelos horários onde o sol esteja mais fraco (pela manhã ou à noite). Verifique a temperatura do piso para não queimar as patas do cão. Ofereça água durante o passeio;
  • A alimentação também muda. O cão deixa de comer durante o dia e opta pelo horário noturno. Algumas vezes pulando um ou dois dias sem se alimentar.
  • Não deixe o cão dentro de carros, mesmo com os vidros abertos. Eles podem passar mal.
  • Em casa, pode ser usado ventilador ou ar condicionado para diminuir a temperatura do cão. Detalhe! Desligue o ar condicionado um tempo antes do cão sair para rua.
  • Se possível, faça uma tosa no cão, isso vai diminuir um pouco o calor; 
  • Também é possível usar protetor solar nas orelhas e focinhos dos cães, principalmente em cães brancos (procure a orientação do seu veterinário).


O cão naturalmente vai ficar prostrado durante o calor. A língua para fora e a respiração ofegante serão uma constante nessa situação.

Roberto Canti
Cinólogo.

 

5 comentários:

  1. Adorei ler!!!! Ainda bem que postou no teu orkut!!! Agora além da Lilith tenho a Fiona 1 gatinha preto e branco muito parecida com a na tua foto. beijo e lambidas da Lilith. Nívea Jung.

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço esse dog aí!!! beijos
    Lis

    ResponderExcluir
  3. Muito bom teu blog meu, nem sabia que tu tinha!!!
    Muito bacana, vou divulgar com certeza, sempre!!
    grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Hoje, no Jornal do Almoço, passou uma matéria exatamente sobre isso. Adorei o blog. Já estou divulgando mto. A Stella(Mimi) tem sofrido mto com o calor tbm. Teve até vômitos, e antes nem tinha pensado q poderia ser do calor. Sabrina

    ResponderExcluir
  5. parabéns pelo blog, CANTI. legal o assunto sobre o calor. tem muita gente q não trata bem seus cães no calor.
    farei a divulgação entre os bilhões de amigos q tem cães.

    X.

    ResponderExcluir