Raça do mês


Iniciando 2014 vamos mostrar uma raça pouco conhecida do Brasil.

.
 Como o próprio nome já indica, o Cimarrón Uruguayo é a raça canina autóctone do Uruguai. Entretanto, a origem da raça é incerta. O que se sabe é que descendem dos cães trazidos pelos conquistadores portugueses e espanhóis para a região do Pampa da América do Sul. Abandonados pelos conquistadores nessa região, esses cães cruzaram entre si, originando o Cimarrón Uruguayo. A seleção natural permitiu a sobrevivência dos cães mais hábeis, astutos e fortes.







É um cão de trabalho, de médio porte, utilizado principalmente como cão de guarda e pastoreio. Em seu país de origem, também desempenha funções de caça. Além de ser forte e compacto, o Cimarrón Uruguayo demonstra grande agilidade. O focinho é medianamente largo, ligeiramente mais curto que o crânio, com a trufa preta e stop moderado. Os olhos são marrons, de cor escura, de tamanho médio e formato amendoado. As orelhas são caídas, de tamanho médio e formato triangular. A pelagem do Cimarrón Uruguayo é curta e lisa, bem rente ao corpo e com a presença de sub pelos. A cor do pelo é tigrado ou baio, podendo apresentar manchas brancas no focinho, na parte inferior do pescoço, no antepeito, no peito, na região ventral e na parte inferior dos membros.

O tamanho dos exemplares machos da raça pode variar entre 58 e 61 cm. A altura das fêmeas varia de 55 e 58 cm, sempre medida na atura da cernelha.




Página Anterior     Home    

Nenhum comentário:

Postar um comentário