O que os donos esperam do adestramento

  

Mais perguntas do que respostas.

Diversas perguntas vieram à tona nestes últimos tempos:
Para que serve o adestramento?
As opiniões:
- Serve para treinar um cão para guarda pessoal e de residências.
- Para treinar um cão de caça..., de busca e salvamento, de revista de bagagem na alfândega..., para salvamento de afogados... etc.
- Guia para cegos, de auxiliar para deficientes físicos etc. 

No lugar de respostas, fiquei com mais perguntas: Por que, qualquer que seja o tipo de adestramento, é sempre voltado para servir ao homem? Por que os cães têm que ser úteis? Por que ninguém se preocupa com os cães? Por que ninguém se importa em melhorar-lhes a qualidade de vida? Dizem que o cão é o melhor amigo do homem. E o homem? O adestramento, na minha opinião, deve servir tanto ao dono quanto ao cão. Deve funcionar como ponte para melhorar tanto o relacionamento do dono com seu cão, quanto do cão com seu dono. A obediência, sonho de consumo da grande maioria dos proprietários de cães, na realidade, não existe! O único animal, com capacidade de memória e inteligência suficiente para obedecer, é o homem... e, assim mesmo, as penitenciárias estão superlotadas. Obedecer é, por definição, fazer algo que você não quer, porque alguém quer... senão (no futuro) haverá uma represália. Ora quem já tentou explicar a uma criança de dois anos o que é semana-que-vem, ontem ou quinze minutos pode aquilatar a dificuldade que um cão terá em perceber que, "caso" ele não faça agora o que você quer, no futuro haverá uma represália. Portanto é impossível, para um cão, temer o que possa acontecer no futuro, caso ele não faça já, aquilo que você está mandando. Para um bom relacionamento entre amigos, temos que encurtar as distâncias, assim o treinamento ou adestramento deve ser bom para os dois, cão e dono.
No lugar de ordens de comando, estamos propondo um diálogo. Como assim? Simples! Como nós somos mais inteligentes (pelo menos é assim que nos consideramos) no lugar de mandar, devemos conseguir, usando a inteligência, que o cão sinta o desejo de fazer aquilo que queremos que ele faça. Se conseguirmos, tanto nós quanto o cão, seremos felizes para o resto da vida. Os objetivos são diferentes! Nós queremos que o cão seja comportado e "obediente", o cão quer receber sua atenção, carinho, um naco de carne, um ossinho, um pedaço de lingüiça etc. Vamos colocar assim: ele faz o que você quer e você dá o que ele almeja. Ninguém sai no prejuízo, pelo contrário os dois lucram.


Fonte: Bruno Tausz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário