Raça do Mês de Março: Affenpinscher

Padrão FCI: 186 / 18 de abril de 2007.
Origem: Alemanha.
Nome de Origem: Affenpinscher
Utilização: Guarda e companhia.
Classificação FCI: - Grupo 02 - Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços; -
Seção 1.1 - Pinscher; - Sem prova de trabalho. -

 
É um cão de pêlo áspero, pequeno e compacto com uma expressão simiesca.

PROPORÇÕES - A relação de proporção entre o comprimento e a altura na cernelha deve fazer sua construção parecer inscrita num qua-drado. é uma raça canina oriunda da Alemanha, chamado ainda de Zwergaffenpinscher em sua terra natal, que significa macaco-anão; e diablotin moustachu, que em francês designa diabinho bigodudo.
De origem incerta, alguns historiadores acreditam que esta raça descenda de terriers alemães de pelo duro, ao passo que outros afirmam ser ela uma descendente de griffons belgas. A despeito disso, a mais aceita, levando em consideração o físico do animal, é a de que realmente seja parte da linhagem dos terriers.

Criado inicialmente para ser um rateiro, é chamado de gracioso e afetuoso. Apesar do tamanho é também visto como bom cão de guarda de lares. Originariamente o affenpinscher é um cão de companhia na região Sul da Alemanha. Seus ancestrais foram pintados por Albrecht Dürer (1471 – 1528) em suas xilogravuras.

Os primeiros registros do affenpinscher remontam a 1879. Esses cães toy foram muito populares por volta da virada do século, eles evoluíram a partir do pinscher de pêlo duro. O anel áspero de pêlos em torno da cabeça enfatiza a expressão simiesca. As cores variam do cinza uniforme amarelado, avermelhado ou cinza claro ao cinza escuro, cinza-preto e preto puro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário