Raça do Mês de Agosto: Rottweiler


Nome da Raça: Rottweiler


Aparência Geral
O Rottweiler ideal é um cão de tamanho médio para grande, robusto e poderoso; preto com marcação ferrugem claramente definida. Sua construção compacta e substanciosa denotas grande força, agilidade e resistência. Os machos são caracteristicamente mais pesados em toda a parte do que as fêmeas com esqueleto maior e ossatura mais pesada. As fêmeas são claramente femininas mas sem fragilidade de substância ou de estrutura.


Tamanho, Proporção e Substância
Machos de 61 cm a 68,5 cm (24' a 27'). Fêmeas de 56 cm a 63,5 cm (22' a 25') com o meio termo do tamanho sendo preferido para cada sexo. Proporção correta é de primordial importância, contanto que o tamanho esteja dentro da extensão do padrão. O comprimento do corpo da ponta do esterno até a projeção mais posterior da garupa, é ligeiramente maior que a altura do cão na cernelha, a proporção mais desejável da altura em relação ao comprimento sendo de 9 para 10. O Rottweiler não é nem grosseiro nem estreito com corpo pouco profundo faltando ossatura em relação ao tamanho. A profundidade do tórax é aproximadamente 50% da altura do cão seus ossos e massa muscular devem ser suficientes para balancear sua construção, conferindo uma aparência compacta e muito poderosa.

Temperamento
O Rottweiler é basicamente um cão calmo, confiante e corajoso com uma autoconfiança indiferente que não o leva a imediatas e indiscriminadas amizades. Um Rottweiler é autoconfiante e reage pacientemente e com uma atitude de "deixe estar para ver como fica" em relação a influências no seu ambiente. Ele possui um desejo inato de proteger a casa e a família, e é um cão inteligente de extrema firmeza e adaptabilidade com um forte disposição para o trabalho fazendo-o especialmente ajustado como um cão de companhia, guardião e para todos os propósitos em geral.

Rottweiler é uma raça canina desenvolvida na Alemanha. Cão criado por açougueiros da região de Rottweil para o trabalho, logo tornou-se um eficiente animal de guarda e pastoreio, além de útil na tração. Fruto de cruzamentos artificiais, é reconhecidamente uma das raças "fabricadas" mais antigas, já vista no século I em campanhas das legiões romanas pelos Alpes, tanto pastoreando quanto guardando prisioneiros. É dito que o Imperador Nero mantinha exemplares em seu palácio para desencorajar intrusos. Os Rottweilers eram ainda usados para guardar dinheiro em longas jornadas. Devido a sua utilidade, tornou-se popular em todo o mundo. É uma raça descrita como de exemplares inteligentes, bravos e devotados. Fisicamente é um animal forte, de pelagem preta e curta, com marcações em mogno; é robusto e de estrutura compacta, que transparece força, agilidade e resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário