Raça do Mês de Janeiro: Poodle


Nome original: Caniche
País de origem: Alemanha
Padrão FCI
Grupo: 9 - Cães de companhia
Seção: 2 - Poodle

Acredita-se que o corte tradicional de pêlos em forma de bracelete nas pernas era usado antigamente nas caçadas na neve, onde a maioria do pêlo era tosado baixo para facilitar a natação do cão, mas as juntas, pulmões, coração e rins eram mantidas com pêlo alto para protegê-los do frio. O pompom no fim do rabo servia como uma "bandeira" para ser avistado pelos donos enquanto o Poodle mergulhava no fundo da água.
Apesar de se achar que seja uma raça de origens francesas, muitos peritos acreditam que o Poodle é originário da Alemanha ou da Rússia, mas podendo vir da Ibéria. Raças relacionadas são o Cão de água Português e o Cão D'Água Irlandês.
São inteligentes, brincalhões, bons nadadores e caçadores, têm temperamento dócil com seu dono e para com as pessoas com quem estão familiarizados, além de procurarem a companhia de pessoas a quem estejam mais afeiçoados.
Por serem tão inteligentes podem se entediar facilmente, e são bastante criativos em achar travessuras.
São cães extremamente orientados às pessoas e, conseqüentemente, zelosos a elas. São excelentes cães de guarda, e diferentemente de algumas raças de trabalho, normalmente não ficam apegados a uma pessoa só da família.
Não requerem muito exercício como outros cães de caça, mas são ágeis, e mesmo assim apreciam grandes quantidades de exercícios.
São cães que demonstram grande afetividade em relação aos donos.
Eventualmente os poodles podem demonstrar temperamento agressivo, este "problema" é causado por proprietários que não sabem como devem se comportar para serem os líderes do grupo.
Hoje em dia, Poodles são geralmente mantidos como cães de estimação. Entretanto, é uma raça versátil capaz de caçar, rastrear, proteger ou entreter. Nas alfândegas francesas, por exemplo, os Poodles são usados para encontrar substâncias ilegais. Por causa de seu tamanho modesto, sendo mais adequados para vistoriar compartimentos de carros e trens, do que raças maiores como o Pastor Alemão.

APARÊNCIA GERAL, PORTE E CONDIÇÃO

De um cão muito ativo, inteligente e de aparência elegante, de construção quadrada, bem proporcionada movendo-se vigorosamente e portando a si mesmo, orgulhosamente. Cortado ("trimado") apropriadamente no corte tradicional e cuidadosamente preparado, o POODLE tem consigo um ar de distinção e dignidade peculiar a si mesmo.





TAMANHO, PROPORÇÃO, SUBSTÂNCIA ,TAMANHO

O POODLE GIGANTE (STANDARD) tem acima de 40 cm no ponto mais alto da cernelha.
O POODLE MÉDIO tem de 38 cm à 40 cm no ponto mais alto da cernelha.
O POODLE MINIATURA tem de 28 cm à 38 cm no ponto mais alto da cernelha.
O POODLE ANÃO (TOY) tem 28 cm ou menos no ponto mais alto da cernelha.
Na mesma proporção que um POODLE ANÃO é definitivamente um POODLE ANÃO e o POODLE MINIATURA é um POODLE MINIATURA, ambos são balanceados e proporcionais à variedade, a pequenez é o fator que decide, enquanto os outros pontos são iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário