Raça Mês de Setembro: Border Collie


Nome original: Border Collie

País de origem: Reino Unido

Aparência geral

Bem proporcionado, de silhueta suave revelando qualidade, graça e perfeito equilíbrio, combinado com substância suficiente para conferir uma impressão de resistência. Qualquer tendência à rusticidade ou debilidade é indesejável.
CARACTERÍSTICAS: tenacidade, pastor de trabalho pesado, de ótima tratabilidade.
TEMPERAMENTO: esperto, alerta, responsável e inteligente. Jamais nervoso ou agressivo.
Deve ser criado em espaços amplos e necessita de constantes exercícios. A convivência com outros cães e crianças costuma ser tranquila.



Utilidade

É muito usado na prática de agility, Frisbee, de obediência e excelente pastor de ovelhas. É resistente, ágil e considerado um cão incansável. Por seu alto gasto de energia, não deve ser mantido confinado em espaços pequenos e, quando na cidade, deve ser levado para passear e correr regularmente. Deve-se salientar que este cão não se cansa facilmente, já que foi aprimorado geneticamente durante séculos para ser um cão de pastoreio, isso significa que ele precisa no mínimo um par de horas, ou mais, de atividade diária para ser um cão equilibrado e feliz. Também é muito usado como cão de companhia, mas devem ser feitas com ele atividades diárias nem que seja uma volta para passear!

Tamanho entre 40 e 52 cm, peso de 13 a 27 kg (machos) ou a 25 kg (fêmeas). Todas as cores são admitidas sendo o branco e preto o mais abundante. Existem duas variedades de pelagem: Pêlo longo (ou grosseiro), com cerca de 8 cm de comprimento, e pêlo curto (ou liso) com 2,5 cm de comprimento.


Variedades

*Pêlo longo
*Pêlo curto
*Branco
*Preto
*Blue-Merle

O branco jamais deverá ser predominante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário