Raça Mês de Agosto: Shih-Tzu

Nome oficial: Shih-Tzu

País de origem: China.



O Shih-Tzu é uma raça de cães originária da China. O nome vem de "cão leão", porque esta variedade de raça foi cruzada para se parecer com um leão em miniatura. São parentes muito próximos do Lhasa Apso. Os Shih-Tzu tem expectativa de vida de 15 anos.

História


Acredita-se que a raça é o resultado da cruza de um Pequinês com um Lhasa Apso(podendo haver também outras raças em sua criação, como o Pug) em tempos antigos. De fato, análises de DNA recentes comprovam que é uma das mais antigas raças.

Existe uma lenda que diz que o Shih-Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibete). Como o casamento lhes foi negado eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), o cão da raça Lhasa-Apso. Da união das raças teria surgido o Shih-Tzu.

São problemas comuns à raça Shih-Tzu: hepáticos, renais, displasia coxofemoral, coprofagia, alergias e oftalmológicos.

A pelagem longa requer escovação diária para livrá-la de nós e tosa adequada.



Aparência

Seu porte altivo é a sua característica principal. A pelagem é comprida e sedosa com um bom sub-pêlo. É chamado de cão crisântemo por causa do aspecto de sua cara. Sua cabeça é redonda e os olhos bem separados. O focinho é quadrado e curto não possuindo rugas. A altura do Shih-Tzu varia entre 20 e 28 cm e seu peso fica normalmente entre 4,5 e 7,5 kg, segundo o padrão oficial da raça. A cauda é muito peluda, elevada e encurvada sobre o dorso.

Os Shih-Tzus existem em qualquer cor ou mescla de cores, mas é altamente desejado que os exemplares particoloridos tenham uma marca branca na cabeça. As cores mais comuns são os particoloridos branco e dourado, preto e branco, branco e fígado, branco e mogno. Os tricolores, que são mesclas das 3 cores, branco, dourado(marrom) e preto. Existem também os de cor sólida dourado, fígado, mogno, e preta. Muitos o consideram feio e de hábitos estranhos como pular no cachorro dos outros, ainda que do mesmo sexo.

O SHIH TZU é um Cão de Luxo robusto, vivaz, alerta com longa pelagem dupla, flutuante. Adequado à sua nobre ascendência chinesa como um Cão altamente valorizado, companhia estimada e animal de estimação palaciano, o SHIH TZU é de porte orgulhoso, tem distintamente maneiras arrogantes com cabeça bem para cima e cauda curvada sobre as costas. Apesar de sempre haver tido considerável variação de tamanho, o SHIH TZU precisa ser compacto, sólido, trazer consigo bom peso e substância.


Ainda que um Cão de Luxo, o SHIH TZU deve estar sujeito aos mesmos requisitos de robustez e estrutura estabelecidos para todas as raças, e qualquer desvio do ideal descrito no padrão deve ser penalizado de acordo com a extensão do desvio. Faltas estruturais comuns a todas as raças são também indesejáveis no SHIH TZU assim como em qualquer outra raça, indiferente de serem, ou não, essas faltas especificamente mencionadas no Padrão.



Tamanho: De uma maneira ideal a altura na cernelha é 23 cm a 26,5 cm (9' a 10 1/2'), porém não menos do que 20,5 cm (8') nem mais do que 28 cm (11'). De um modo ideal o peso de cães maduros é de 4,100 Kg a 7,260 Kg (9 a 16 libras).

Proporção: O comprimento entre a cernelha e a raiz da cauda ligeiramente maior que a altura na cernelha. O SHIH TZU não deve ser de frente muito alta a ponto de aparentar ser pernalta, nem de frente muito baixa que aparente ser atarracado ou agachado.

Substância: Apesar do seu tamanho, o SHIH TZU é sempre compacto, sólido e é portador de bom peso e substância.

Temperamento: Porque o único propósito do SHIH TZU é o de Cão de companhia e animal de estimação é essencial que o seu temperamento seja extrovertido, feliz, afetuoso, amistoso e confiante em relação a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário