Cães de Trabalho - Ajudantes do Homem

Há muito tempo os cães são empregados no trabalho de ajudar os seres humanos. Na realidade, essa foi a primeira função dos cães, ajudar o homem a caçar e avisar na aproximação de estranhos. Hoje em dia temos um emprego muito mais interessante e qualificado, os cães são treinados para ajudar pessoas com deficiências ou problemas especiais. Esse treinamento é feito por empresas particulares ou publicas, onde na maioria dos casos, são entregues sem ônus.

Guias de cego são os mais comuns mas, também existem cães “bengala” usados para apoiar pessoas com problemas físicos; cães de aviso auditivo; cães recolhedores, que pegam objetos do dia-a-dia do chão; puxadores de cadeiras de rodas, e assim por diante. Eu mesmo já preparei um cão para ajudar uma pessoa com problemas auditivos. Ele avisa quando o telefone ou a campainha tocam. Existe inclusive, cães treinados para avisar se a pessoa vai ter um ataque epilético.

Além de ajudar no trabalho específico, ainda ajudam no relacionamento destas pessoas com deficiência, pois é sempre mais fácil se aproximar e iniciar um assunto sobre cães.

 
Ao contrário do que as pessoas pensam, não são somente cães da raça Retriever do Labrador que se prestam a estas funções. Golden Rretrivier, Pastor alemão, Pastor Belga, American Staffordshire, Beagles e cães sem raça definida também são empregados nestas funções, entre outras.
É um trabalho nobre mas, muito desgastante para o animal. Eles se aposentam do trabalho com mais ou menos sete anos de idade (dependendo do trabalho). O treinamento inicia cedo, com dias de vida, na escolha dos filhotes com o comportamento certo e segue, até o cão se mostrar apto para o trabalho.

Para ilustrar o que estou falando, vejam esta vídeo de cães trabalhando!



Nenhum comentário:

Postar um comentário